Tambaqui da Amazônia produzido em Rondônia chega a Broadway, em Nova Iorque
O dia 4 de setembro de 2022 entrou para a história da piscicultura. Pela primeira vez, o Brasil e os Estados Unidos realizaram juntos e de forma simultânea um movimento em prol do mercado de peixes nativos brasileiro. Foi a terceira edição do festival tambaqui da Amazônia, agora internacional. Ao menos 15 mil bandas do pescado foram assadas e distribuídas em Rondônia, em seis outros estados brasileiros e em Nova Iorque.
O domingo foi de muito trabalho para dezenas de equipes de onze cidades
rondonienses: Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes, Machadinho D’Oeste,
Cujubim, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.
Vários voluntários se revezaram para assar na brasa as bandas do pescado. Elas
foram vendidas para arrecadar recursos para entidades beneficentes cadastradas
no evento.
O mesmo aconteceu nas capitais: Rio Branco, Boa Vista, Belém, Cuiabá,
Manaus, Palmas e São Luiz. Em cada região, uma entidade encabeçou a missão de
assar as bandas de tambaqui, vender e fazer o movimento. Em praticamente todos
os locais os peixes foram entregues no sistema drive-thru, em que os
compradores receberam os peixes dentro dos próprios carros, evitando filas e a
aglomeração de pessoas.
Já na cidade de Nova Iorque, as bandas de tambaqui foram apresentadas na
Times Square, na Broadway. Houve também a distribuição de costelinhas e
petiscos para investidores em um restaurante na 100th Avenida. O movimento é
organizado pela Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), pelo
Sebrae e pelo Governo do Estado de Rondônia. O objetivo foi divulgar o pescado
genuinamente brasileiro para a abertura de novos mercados.
“Os Estados Unidos são um importante mercado que estamos acessando hoje,
trazendo toda a experiência que é comer um tambaqui. Sabemos que teremos ainda
mais trabalho depois de hoje, pois estamos apenas no começo, mas é disto que
vivemos: de desafios. Aqui foi um sucesso e, em breve, a Europa também terá
movimentos semelhantes”, explicou Francisco Hidalgo Farina, presidente da
Acripar.
A comitiva brasileira em Nova Iorque também contou com a participação do
piscicultor e vice-presidente da Acripar, Edson Sapiras. Para ele, o tambaqui tem
forte potencial para ser mais uma commodity brasileira de grande sucesso no
exterior. “É um peixe produzido de forma altamente sustentável, de sabor único
e que tem o poder de alimentar o Brasil e o mundo. Todos devem ter o direito de
experimentar o nosso peixe”, enfatizou.
O evento foi realizado em Rondônia, nos estados da Amazônia Legal e em
Nova Iorque de forma simultânea.
Jorge Meneses - Biólogo - (11)998116744 - vivo e whatsapp
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