A importância do dreno de fundo



Um dos maiores erros técnicos na construção de viveiros, tanques, açudes, represas , lagos de pesque pagues ou até mesmo na utilização de caixas dágua é a não instalação do dreno de fundo.

É no fundo desses reservatórios que acumulam-se sedimentos (  fezes , restos de ração, folhas, sementes e frutas que caem, peixes e outros organismos que morrem , etc...).

Esses sedimentos acumulados são conhecidos popularmente como LODO.

Tecnicamente é matéria orgânica que entra em decomposição (mineralização) principalmente através das bactérias presentes na água.

Como esse material deposita-se no fundo, é ali mesmo que são gerados o nitrito, a amônia, o gás sulfídrico e o gás metano, que são tóxicos aos peixes e outros organismos aquáticos.

Além disso, a decomposição da matéria orgânica gera nutrientes que estimulam o  desenvolvimento de algas, principalmente as verdes, que, em grande quantidade faz com que a água fique  com essa coloração.

O excesso de algas interfere na variação do pH ao longo do dia, o que costuma ser prejudicial para os  peixes.

No dia a dia , as algas nascem, crescem e morrem . Irão depositar-se no fundo , onde ocorrerá a decomposição delas e a geração de gases e de novos nutrientes  mantendo o ciclo que é prejudicial para o ambiente aquático.

Caso ocorra a morte massiva das algas, seja naturalmente ou através da introdução de algum produto químico por parte do piscicultor ou do dono do pesqueiro, poderá causar a liberação de toxinas que costumam envenenar e matar os peixes.

O dreno de fundo possibilita a remoção dos sedimentos tão logo eles desçam, permite a remoção da água contendo os gases nocivos acima citados e propicia o esvaziamento completo  ou a  drenagem total da água do viveiro entre as safras.

A consequência positiva é a manutenção da boa qualidade da água, fator fundamental para a sobrevivência e crescimento dos peixes.

Quando o dreno não está presente, ocorre o acúmulo dos sedimentos e a formação  do lodo. Além de piorar a qualidade da água, o lodo dificulta as despescas e aumenta os riscos de doenças e mortalidade de peixes.

Ao dreno poderá ser acoplado o monge, o  cotovelo articulado, o cachimbo, a comporta ou alguma outra estrutura capaz de captar a água e os sedimentos do fundo ao mesmo tempo que controla o nível da água.

Essas instalações devem ser executadas com o tanque ainda vazio.

Para aqueles que não foram orientados a instalar o dreno e o tanque já está  construído, poderá ser utilizada uma bomba ou fazer sifonamentos periódicos para remover a água suja do fundo 


Texto escrito por  Jorge Meneses - Biólogo - Consultoria para pisciculturas e pesqueiros.  



Contato : ( 11 ) 998116744 ( vivo e whatsapp )

 


Comentários

  1. Estou fazendo um tanque escavado de 10 MT por 15 MT por 1.70 MT.
    Consigo criar 1000 tambaqui .
    Obs a água entra de um lado e sai do outro .
    Sou de St isabel sp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vermes na carne dos peixes

Tempo frio nos pesqueiros