Quarentena

Quarentena é o período de tempo em que os peixes recém adquiridos  ficam isolados dos demais, para descansar da viagem e para receber alimentação apropriada,  até que se tenha certeza que não sejam portadores de  possíveis doenças que poderiam disseminar-se para os peixes que já habitam o(s) lago(s) do pesqueiro e também dos tanques de pisciculturas em geral.
Mesmo sem enfermidades, os peixes costumam chegar ,no mínimo, cansados, estressados e debilitados, pois ficam de 1 a 2 dias em jejum para a viagem,.
Também podem estar machucados, sem escamas, com ferimentos, adquiridos durante a captura e transporte, com sinais de parasitas, de infecções,,etc...,
As doenças que podem chegar com os novos peixes são causadas por vírus, fungos, bactérias, parasitas ( crustáceos, protozoários,  vermes, etc...)
- os crustáceos  mais comuns são conhecidos por verme-âncora (  Lernaea ) e também o carrapato ou piolho de peixes ( Argulus ).
Ambos  alimentam-se do sangue dos peixes e  reproduzem-se  rapidamente .
- os protozoários  possuem enorme variedade de espécies e causam algumas das mais letais doenças atacando diversas partes do organismo dos peixes .
- os vermes são subdivididos em 3 grupos principais:
• Nematoides: Os chamados vermes redondos, são internos e normalmente não levam o hospedeiro à morte, exceto em grandes infestações, podem se multiplicar e infectar todos os peixes.
• Cestoides:  possuem formato de fita, a maioria precisa de hospedeiros intermediários  . Os peixes contraem os parasitas  alimentando-se de invertebrados na natureza.
Por outro lado, algumas espécies se instalam no tecido muscular ou em órgãos nobres do peixe, causando muitas vezes sua morte.
• Trematoides: São vermes pequenos que se assemelham a uma folha, podem ser internos ou externos, se reproduzem livremente e infestam outros peixes, causando a morte em muitos casos,
Para manter os peixes  separados dos demais , há várias opões :
No caso de pesqueiro , o ideal é colocá-los em um tanque separado. Pode ser um tanque suspenso ( semelhante a caixas dágua ) , com aeração e renovação de água .
Outra alternativa é utilizar um tanque rede , instalado dentro do próprio lago e manter os peixes dentro dele.
Para acomodar confortavelmente um lote de 300 quilos de peixes, sugerimos um tanque rede medindo 2 metros X 2 metros X 1,70 metros, ou seja, 6 m3 de volume útil ,
Em qualquer das condições acima, deve-se alimentar os peixes para se recuperarem do estresse da captura, do transporte e da chegada ao novo local.
Eles ficarão em observação por cerca de 3 a 4 dias .
Caso não apresentem nenhum sinal de doenças, poderão ser transferidos para o lago ou tanque principal.
Caso manifestem alguma enfermidade, o tratamento deverá ser realizado nesse tanque separado. Isso significa menos riscos de disseminação de doenças, custos menores com alguma medicação e melhores resultados do que se estivessem sido soltos juntos com os peixes já existentes no local.
Em outros artigos nós escreveremos sobre as principais doenças dos peixes.


Jorge Meneses - Biólogo - Consultoria para pisciculturas e pesqueiros.  


Contato : ( 11 ) 998116744 ( vivo e whatsapp )


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vermes na carne dos peixes

A importância do dreno de fundo

Tempo frio nos pesqueiros