INFILTRAÇÃO



A infiltração da água dos tanques, viveiros, lagos e açudes consiste num processo pelo qual a água atravessa o perfil do solo .

Essa perda de água varia em função da textura, estrutura, densidade, matéria orgânica, umidade do solo e tempo de existência da construção.

Antes de começar a escavação, o ideal é que sejam coletadas amostras para a análise da composição do solo do local escolhido para ser o futuro tanque de peixes.

As amostras devem ser enviadas a um laboratório ou  para se ter uma noção da composição do solo, o interessado pode fazer o teste do oito.

Basicamente há 3 tipos de solos : argilosos, siltosos(limosos) e arenosos.

O recomendado é  que o solo seja predominantemente  argiloso.  As partículas de argila são muito pequenas ( menores que 0,002 mm ) “grudentas”, “dão liga” e possuem forma e cargas elétricas que colaboram para a união entre elas, permitindo o fechamento dos poros e reduzindo a permeabilidade do solo.

Os solos siltosos ou limosos possuem condição intermediária e também podem ser usados ( tamanho entre  0,002 e 0,02 mm ) .

Por outro lado, os solos predominantemente arenosos são mais permeáveis devido às partículas de areia serem grandes ( 0,02 a 2 mm) , “não grudentas”, “não darem liga” e apresentarem espaços vazios maiores entre elas : é por aí que ocorre a infiltração.

Conhecidas as condições do terreno, faz-se a escavação com a posterior limpeza que consiste na remoção de raízes, tocos, galhos matéria orgânica, paus, pedras, pedregulhos, etc... deixando no local apenas material sólido homogêneo.

Para realizar essa limpeza é feita uma gradagem dos primeiros 15 centímetros do solo.

Além disso, é fundamental efetuar a compactação do fundo e das laterais  antes de começar a direcionar água para o tanque.

Para aqueles que não tiveram as precauções acima, há várias alternativas para diminuir ou cessar a infiltração com valores de investimento para todos os bolsos.

Durante todos os anos que eu venho prestando  consultoria para pisciculturas e pesqueiros, eu já verifiquei as situações abaixo mas por motivos técnicos algumas delas eu não recomendo:

1- aplicação de matéria orgânica no fundo no tanque (camadas de esterco fresco, principalmente o bovino). O esterco precisa ser umedecido                      

2 - aplicação de solo-cimento sobre o fundo do tanque

3 - sacos com mistura solo-cimento sobre o fundo do tanque

4 - plástico

5 - lona de caminhão

6 - lona de silo

7 - bentonita

8 - geomembrana de polietileno, PVC , EPDM etc...

9 - manta asfáltica

10 - concreto

Jorge Meneses - Biólogo - Consultoria para pisciculturas e pesqueiros

Contato : ( 11 ) 998116744 ( vivo e whatsapp )

 

Comentários

  1. Se o tanque for antigo mas continua em uso, porém com infiltração, passando grade de trator e depois compactando resolve ou pelo menos melhora a infiltração?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vermes na carne dos peixes

A importância do dreno de fundo

Tempo frio nos pesqueiros